quinta-feira, 30 de junho de 2011

Projeto de Leitura- Sacola da Leitura

PROJETO DE LEITURA
TURMA: Pré-escola     
PERÍODO: Ano de 2011
TEMA: VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
                                                         
OBJETIVOS
  • Desenvolver o gosto pela leitura manuseando diversos tipos de livros.
  • Incentivar o interesse dos pais em realizar atividades em conjunto com os filhos.
  • Desenvolver um hábito de leitura na família.
  • Ouvir, interpretar e recontar histórias contadas.
  • Desenvolver o senso de responsabilidade.
JUSTIFICATIVA
            Analisando a realidade das famílias e a importância de despertar o hábito da leitura desde cedo na vida da criança, pensou-se numa forma de unir pais e crianças para um objetivo comum: LER.  Apesar do dia a dia dos pais ser cansativo em função das atividades de trabalho é necessário que os mesmos dediquem um pouco de atenção aos filhos e participem da sua vida escolar, integrar pais e filhos no delicioso hábito de ler, é uma forma de aproximá-los e aproximar-se da escola de seus filhos.
METODOLOGIA
            A professora confecciona com a turma uma sacola da leitura. A sacola é feita com EVA, bem colorida e bonita. Dentro desta sacola consta 2 livros de leitura um infantil e outro adulto e um caderno para relatos.
            Combina-se com a turma que esta sacola vai para a casa da criança e lá permanece durante 2 dias. Neste prazo os pais deverão ler para os filhos a história e escrever o que o filho entendeu da mesma, o que os pais acharam da reação de seu filho e tudo que desejar anotar.
            Após os 2 dias o  livro deverá retornar para a escola e o aluno pode recontar a história. Troca-se os livros da sacola e vai para casa de outra criança.

RECURSOS MATERIAIS
·          EVA
·         COLA COLORIDA
·         CANETA EVA
·         COLA QUENTE
·         TINTA
·         ADESIVOS
·         LIVROS DE HISTÓRIA

AVALIAÇÃO
A avaliação poderá ser feita juntamente com os alunos, sobre o que acharam da experiência, se gostaram, como os pais reagiram. Pode-se observar o relato realizados pelos pais o que demonstra sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário